Abstract
<jats:p>O climatério é marcado por importantes alterações hormonais, metabólicas e corporais que favorecem o aumento da adiposidade visceral, da resistência insulínica e do risco cardiovascular. Nesse contexto, os agonistas do receptor do peptídeo semelhante ao glucagon tipo 1 (GLP-1) emergiram como importante estratégia terapêutica para o tratamento da obesidade e das doenças metabólicas associadas. Além de promoverem perda ponderal significativa, esses fármacos apresentam efeitos favoráveis sobre o metabolismo glicídico, fatores de risco cardiovascular e marcadores inflamatórios. Recentemente, seu uso tem despertado interesse crescente no manejo das alterações metabólicas observadas durante o climatério e a pós-menopausa. O presente estudo teve como objetivo revisar as evidências científicas relacionadas ao uso de agonistas de GLP-1 em mulheres no climatério, enfatizando seus impactos metabólicos, hormonais e cardiovasculares. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura baseada na análise de estudos clínicos, diretrizes internacionais e revisões científicas recentes. Os resultados demonstraram que os agonistas de GLP-1 promovem redução significativa do peso corporal, melhora do perfil cardiometabólico e potencial benefício na prevenção de complicações associadas à obesidade durante a transição menopausal. Conclui-se que esses medicamentos representam ferramenta promissora para o cuidado integral da mulher no climatério, especialmente em contextos de obesidade e elevado risco cardiometabólico.</jats:p>